Manhã fria e cinza. Há tempos não precisava de despertador para acordar. O barulho dos carros, o vento gelado deixando a garganta seca e os pêlos da gata entranhados nos lençóis se encarregavam disso. Olhava ao redor, com os olhos ainda entreabertos. A desordem pairava em todos os vãos da casa.,e uma voz insistente na memória que dizia - casa bagunçada, vida bagunçada - mamãe de vez em sempre.
Talvez fosse a dor nas costas, tão prematura. Ou a sensação de viver tão só, tão só, que tivesse uma quase certeza de que ninguém veria a desordem na qual a casa e a vida restavam imersas. Uma coisa é certa: Tinha aprendido a pregar botões, esmaltar as unhas, executar receitas de forno e fogão, cuidar de bichinhos de estimação, mas uma coisa gritava, ou melhor, faltava: aprender a guardar cada coisa em seu lugar.
E sempre foi assim. No início, o desarranjo era camuflado. Mal saía, a faxineira se encarregava de pôr tudo em ordem. Do outro lado, mãe e pai impondo limites. Como podia eu, adivinhar que sem auxílio estaria em tamanha confusão? Na verdade, não tinha sido por falta de aviso. Mas é que avisos e conselhos sempre soaram como repressão ou desnecessários: aquilo não servia pra mim. Quando a hora chegasse, eu daria um jeito.
Perdi a linha. Tinha perdido muito tempo, imaginando coisas se teletransportando em direção aos seus lugares. Não concebia a idéia de ter que arrumar, guardar e organizar. E novamente, aquele incômodo: não tinha as rédeas de mim. Uma formiga rebelde que não gosta de carregar mil coisas que pesam uma tonelada a mais do que pode suportar, ovelha desgarrada. Um animal, pude notar. Chegava ao ápice da percepção humana: saber-se bicho.
E bicho não arruma muito a casa. Não controla muito os instintos. Bicho que é bicho, tem predadores, é predador. Tentam nos convencer o tempo todo da superioridade da espécie. Balela. Os pássaros podem voar, e nem se gabam por isso.
E toda essa filosofagem de araque para abstrair a faxina que me espera. Chega uma hora, que ou limpa, ou desobstrui as vias, ou não se vive mais. Cheguei nesse estágio. Os olhos sujos, ficam pra depois. Vou tratar de arrumar a vida, começando pelo quarto.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir