Homossexualidade



A homossexualidade está bem perto. Aquele cabeleireiro do salão da esquina, aquele famoso executivo, aquele professor animado, bancário, ator, e até aquela cantora que você gosta: todos fazem parte do nosso convívio. Eles já se tornaram comuns. Camuflados ou mais espalhafatosos, os gays conquistaram o seu espaço, embora ainda encontrem resistência pela camada mais conservadora da sociedade.

Estudos apontam prováveis causas genéticas para o fenômeno do interesse sexual direcionado à indivíduos do mesmo gênero. Para esses estudiosos, desde recém nascido, o ser humano pode portar hormônios incompatíveis com o seu sexo aparente, o que ocasionará, mais tarde, comportamentos atípicos - levando em conta o que a sociedade esperaria -. É o caso, por exemplo, do menininho que desde pequeno apresenta certa delicadeza, semelhante a de uma menina, tendo, inclusive, vontades - muitas vezes reprimidas - de brincar com brinquedos femininos. Trata-se de um certo 'determinismo' genético. Algo bem longe de "opção".

Outra corrente, aponta o ambiente social, bem como a figura do genitor dominador do sexo oposto como determinantes no que mais tarde será uma espécie de "escolha". Seria o caso da mãe excessivamente protetora, aliada ao pai rígido. Essa vertente, não entende que a genética, por si só, seja fator preponderante na configuração do sexo do indivíduo.

Eu, sinceramente, odeio usar a expressão "opção sexual". Pra mim, não existe opção alguma. Seria como nós optarmos por ter ou não desejo por alguém do sexo oposto. Sexo é algo natural. A meu ver, um indivíduo que se sente atraído por alguém do mesmo sexo - apesar de saber que a igreja, a sociedade e o escambal condenam essa prática  e que vai sofrer o pão que o diabo amassou por isso - no mínimo, possui uma inclinação incontrolável. Seria um absurdo atribuir os pensamentos homossexuais, muitas vezes nascidos ainda na infância,  à revolta ou promiscuidade.  

Por causa do preconceito velado ou escancarado, conheço - e tenho certeza que você também conhece - muitos gays que não conseguem assumir a própria condição: o que lhes proporciona alegria e prazer. Sofrem, por se saberem excluídos de uma maioria hétero. Muitos se casam com pessoas do sexo oposto e têm até filhos: uma verdadeira guerra contra a própria natureza. O resultado? casamentos e namoros frustrados e traições traumáticas: o parceiro vez ou outra acaba pegando o outro no flagra com alguém do mesmo sexo e tomando um tremendo choque. 

O fato é que apesar de terem alcançado diversos direitos - até então negados juridicamente - os homossexuais ainda estão no início de uma grande jornada. Hoje mesmo, todos os jornais noticiaram a declaração da presidente Dilma. Para quem não sabe, as escolas receberiam kits informativos sobre a homossexualidade, para que os alunos tivessem acesso à informações até então tidas como "tabu". A presidenta, após protestos da bancada evangélica - em detrimento da laicidade estatal, foi profundamente infeliz, simplista e por que não dizer ignorante, ao dizer: " Não podemos interferir na vida privada".  

Até parece a história se repetindo: Os pais horrorizados há alguns anos atrás, por verem o sexo, até então tido como 'intocável' nos diálogos familiares, apresentado a alunos em idade escolar em por-me-nores. Antes tínhamos silêncio sobre algo que deveria estar restrito à quatro paredes ou a conversas com amigos. Hoje temos cartazes com fotos de pênis e vaginas escancarados e a explicação passo-a-passo de como o sexo se realiza. Temos professores colocando camisinhas em pênis de plástico e dando dicas sobre dias férteis, mais ou menos férteis e inférteis. As pessoas fazem mais ou menos sexo pro isso? sinceramente, acho que não. Ganha-se em qualidade e não quantidade. As informações serviram sim, para conscientizar os jovens para os perigos ofertados por sexo irresponsável, bem como para que os mesmos entendessem suas sensações e desejos não como depravamento ou ofensa a qualquer coisa: mas sim, como consequência mais que natural do ser humano. 

Agora é a vez da homossexualidade entrar na pauta. Até quando as escolas poderão ignorar a existência de camada tão significativa da população? Até quando crianças e adolescentes vão continuar achando que ser homossexual é errado, imoral ou nojento? Até quando vão ser levadas a acreditar - muitas vezes pelos pais ou familiares preconceituosos - que ser gay é "safadeza" ? Até quando algo tão natural vai passar batido?

Informar e orientar, não vai transformar héteros em gays e lésbicas, senhores conservadores. Assim como ensinar sobre o sexo, não gera depravamento. Os meninos são obrigados a aprender sobre as mulheres e até ver vídeos de parto em plena 7ª série. Não há nada de anormal em apresentar aos alunos uma possibilidade sexual que todos já 'conhecem'  - a maioria de maneira errada e preconceituosa. 

Antes negros não podiam entrar em certos lugares, mulheres não podiam votar e sexo era um assunto proibido. Os tempos são outros, amigos. A questão agora é dar um 'up' nessa mente que está acomodada confortavelmente nos valores passados. Vamos evoluir e melhorar. 

Fica, pois, o meu protesto FAVORÁVEL à implantação de políticas educativas acerca da homossexualidade! Que o tema, a partir de agora, permeie debates escolares e livros didáticos. Que o assunto seja tratado com respeito,  de forma séria e comprometida com a cientificidade atrelada à sociologia. Que os véus da ignorância sejam retirados de cedo, finalmente. 

OBS.: Esse texto é uma APOLOGIA SIM! à felicidade.


  • Indicações de filmes:

- O segredo de Brokebrack Montain 
- Milk
- Minhas mães e meu pai
- Garotos não choram
- Eu vos declaro marido e Larry

2 comentários:

  1. Apologia sim, ao respeito, à tolerância e à felicidade. Conheço bem dessas bandeiras. Mas até então cheguei apenas a desconfiar da nova "via" de transformação- kits contra a homofobia - e sua real eficácia, mas talvez você tenha razão. Esperamos.

    ResponderExcluir
  2. o novo sempre causa desconfiança. Defendo não os 'kits' em si. mas a idéia, a iniciativa. Lógico que o referido material deveria passar pelo crivo de profissionais capacitados. Tudo deveria ser sopesado com responsabilidade. Acho que um bom passo seria os livros de biologia incluírem a homossexualidade em suas páginas. Nem que seja nos Quadrinhos extras de "Você sabia?". Mas algo. o que não suporto é esse silêncio. :)

    ResponderExcluir

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...