Aos pais,


Eis que no segundo domingo de agosto se comemora o dia dos pais. Todos sabemos da importância (ou des-importância, às vezes) que esses homens desempenham na nossa criação. Desde a participação na gênese fetal até a construção gradual de quem seremos mais tarde através da coercitividade, da impressão de segurança causam e dos limites aos quis respeitosamente tendemos a respeitar.
Sabe-se,que o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Tendo origem americana, no Brasil, a iniciativa de comemorar a data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. A data, foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
O caso, é que as pesquisas comerciais apresentam dados curiosos. O dia do patriarca fica na lanterninha: abaixo do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e das Crianças. Além disso, as estatísticas afirmam que o valor gasto com o presente para as mães chega a ser em média R$ 80,00 mais caro em relação ao gasto com o genitor.
Fábio Júnior, em sua bela canção “Pai”, traduziu em poucas palavras alguns dos motivos pelos quais os pais são figuras tão peculiares. Os pais, esses heróis e bandidos, geram em nós muitas vezes um misto de amor e ódio, amizade e incompreensão, brutalidade e ternura. As mães, por sua vez, são as heroínas sempre (ou heroínas com TPM), que apesar do stress que nos causam muitas vezes, não conseguem, por mais que tentem, atingir o patamar de “bandidas”.
Tal fato, entretanto, não seria a meu ver um motivo para recriminarmos os papais de plantão. Diria até, que o velho faroeste doméstico com mocinhos e vilões perderia o charme, se os pais fossem sempre flores de ternura e retidão. De doce, já temos as mães. Cabe aos nossos queridos velhinhos, aquele velho equilíbrio “agridoce”.
O equilíbrio para endurecer sem perder a ternura (não podia faltar essa referência a Che) é tarefa difícil. As mães, na maior parte do caso, conseguem atingi-lo no balançar dessa linha tênue. Os pais, por motivos mil, possuem algumas dificuldades.
Temos nós, os filhos, a importante missão de tentar entender, amar e respeitar os nossos paiszinhos. Esquecendo as diferenças, apagando as ranhuras e sobretudo, amando-os “apesar de”. Tudo isso, soa como clichê, mas creio que o mandamento “honrar pai e mãe” tem o seu valor. A questão é o entendimento. Eu bem gosto de comparar as pessoas, e porque não os pais? à estrelas.O poeta parnasiano Olavo Bilac sabiamente conclui que apesar da distância e altivez que a presença estelar impõe “ é preciso amar para entende-las. Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender as estrelas”.
É isso. Nesse dia dos pais, esqueça as diferenças, esqueça as brigas, ou não esqueça nada, mas ainda assim, dê um abraço forte no seu pai cansado, e diga o quanto ele é importante pra você, assim como eu farei com o meu. A quem têm uma ótima relação com o pai: parabéns! A quem, como eu, não possui sintonia facilmente visível: coragem. Um dia seremos mães, pais, e precisaremos também, de uma segunda chance.
Feliz dia dos pais a todos os pais! (aos biológicos, de criação e de coração)
-> Curiosidade (só pra descontrair):
Vocês sabiam que em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes "visitas" do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...