Meus oito anos - Casimiro de Abreu

O Colégio de toda a vida -> Aqui, tive a melhor formação educacional que alguém poderia ter. Colégio de freiras, bem tradicional, mas sobretudo humano. Alí tive o meu primeiro castigo por falar demais. Tinha três anos, e a penitência foi não fazer o 'dever' de colocar bolinhas no pote do elefante, como todas as outras crianças estavam fazendo. Dois anos mais tarde, uma outra professora colou os meus lábios com durex na tentativa de obter um pouco de silêncio. Foi de muitos professores daí, que ouvi: '- você daria uma boa jornalista', e não segui o conselho.
(Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento - Senhor do Bonfim-BA)

A casa antiga -> Não sei o porquê, mas amo essa casa. Não, ela não é minha, nem de ninguém que eu conheça, mas me atrai como canto de sereia. Ela não é 'bonitinha' nem moderna. É apenas grande e antiga. E tem muito verde. Um jardim imenso na frente. Acho charmosíssimo esse muro desgastado e o portão levemente enferrujado. Me lembra algum desses filmes. Moraria aí facinho. É um pedaço de não convencionalidade nessas ruas tão padrão: casinhas tons pastéis com texturas, pedrinhas, paredes e portões que impedem a visibilidade para qualquer parte da casa. Nunca encontrei alguém disposto a também morar nessa casa. Mas isso faz dela mais especial ainda.


O banco de praça molhado -> Isso era comum. Principalmente no inverno. E eu adoro essas gotas, e o frio e os bancos de praça. E é por isso que morro e não me acostumo com essa seca Petrolina. Tal como algumas flores - não reparem a pretensão -, preciso de água, ao menos em algumas épocas do ano, para renovar as energias. Usar casaco, sentar no banco molhado acidentalmente enquanto jogava conversa fora com amigos, comer churros quentinhos e contar os dias para o São João começar. Vivi tanto nesses bancos... Tanto que mesmo não sendo este o banco em que eu sentava (já que a praça foi reformada ano passado e foi tudo demolido) este banco, no qual eu nunca sentei, ainda traz a mesma energia.
(In Praça Nova do Congresso, Senhor do Bonfim - BA)

Um comentário:

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...