O melhor presente de Dia dos namorados


Tenho várias dicas. Dicas escondidas nos dias corridos, esquecidas pelo desenrolar da vida. Nesse dia dos Namorados, antes de dar presente, pense em SER presente, em ser O próprio presente. 

Ta tão difícil encontrar gente decente nesse mundo, sabe? É a queixa mais clichê do universo, eu sei. Mas arranjar gente que realmente valha a pena - e os vinténs a mais que desembolsamos com o presente, está cada vez mais raro. 

Nem todos estão dispostos a transportar os "Eu te amos", banalmente ditos, para a prática. Porque amar é bem além de uma foto bonita, exposta no face. Ou de um emoji apaixonado no Whatsapp. Amar de verdade extrapola demonstrações escritas. Textos e frases sempre serão insuficientes para descrever a complexidade do que é realmente estar comprometido, envolvido, devotado a alguém e ao relacionamento que resolveram ter.

Sou do tempo antigo. Criação machista, romântica e o escambau. Vai ver seja por isso que penso que se duas pessoas se predispõem a estarem juntas tem que ser pra valer. E isso não inclui amar alguém apenas porque é bonito(a), inteligente e não pega no pé. Significa gostar em meio as piores gripes catarrentas, ou suportar os primeiros peidos acidentais. Quer dizer ouvir e tentar entender ao invés de sempre contestar, e ativar a chavinha do "amar até as pequenas coisas", sem medo de parecer bobo. Porque amar, amar meeeeesmo, é se apegar a qualquer nuance que um ser comum não poderia enxergar. 

Amar é gostar do cheiro da pele sem perfume ou conseguir dar um beijinho mesmo com bafo, quando necessário. Amar é suportar as TPM's ou entender que ele precisa do joguinho do domingo pra ser feliz. Mas amar, amar mesmo, é nunca desistir. É querer ser sempre melhor pra você e pro outro. É saber reinventar as fórmulas já desgastadas, encontrar um novo motivo pra sorrir das mesmas piadas.

O melhor presente que você pode dar não é presente. São lembranças. No sentido mais nobre da palavra. Lembre do outro e faça-o saber disso. Torne-se recordação boa dia após dia. Daquelas que arrancam suspiros e sorrisos de saudade todas as vezes em que estiverem longe. Lembre de não esquecer das pequenas fofurices do início do namoro. E se esquecer - o que não é pecado - lembre de inventar novas maneiras de afagar quem te quer bem.

Seja amigo(a). Seja a primeira pessoa com quem ele ou ela possa contar quando a casa cai. Seja confidente, honesto, fiel. Seja, sobretudo, companheiro(a). Saiam juntos, pensem juntos, planejem juntos, cozinhem juntos, durmam juntos, amem-se como se não houvesse mais ninguém interessante no mundo - ao menos por algum tempo. Sejam únicos um para o outro, insubstituíveis.

Seja a luz da vida de alguém. Ajude a melhorar o que já é bom, e a reerguer o que anda mal. Sem essa de "não posso ser a principal fonte de felicidade do outro". Esse papo é pros não-românticos. Se for despido de romantismo, finja não ser. Você será o melhor namorado ou namorada do mundo. Porque não terá medo de ser o melhor, de ser o centro, de ser tão, mas TÃO bom, que o outro só pensará em você. Que pecado há em viver um amor de cinema?

Esqueça o "não existe felizes para sempre". É por causa dessa crença cruel e realista que o sempre está cada vez mais mirrado. Pra que ter medo do eterno? De fugazes já bastam a maioria das coisas descartáveis desse mundo, meu caro. 

Queiram algo muito além de um simples presente. Trabalhem duro, tornem-se cada vez mais raros e indispensáveis um para o outro. Não existe nada mais exclusivo do que ser e fazer alguém feliz.




Feliz dia dos Namorados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...