Carta para mim mesma 10 anos atrás


Vi a iniciativa no site hypeness e fiquei encantada com a proposta. Afinal, como seria se pudesse dar alguns conselhos para você mesmo no passado? Alguns tombos evitados, algumas incertezas dirimidas, enfim: já deu pra perceber que minha versão é um pouco menos colorida que a da Jaque. Segue a minha carta. Uma carta para a Lívia de 15 anos de idade.

Querida Lívia,

Tenho certeza que nesse exato momento você está folheando uma das suas revistas Capricho. Um dia você vai entender o porquê das suas páginas preferidas serem as de crônicas - e não as dos editoriais de moda. Nesse ponto, nossa mãe saiu perdendo. Afinal, nos presenteou com a tal assinatura, na tentativa de transformar a filha "roqueirinha" em uma espécie de patricinha. Ambas sabemos que isso não vai funcionar - pelo menos não nesses tórridos anos de adolescência.

E por falar neles, vou te contar umas coisas que poderão mudar a sua vida para sempre. 

1) Não tenha tanta ansiedade para namorar. Se eu fosse você, aproveitaria mais os blocos de São João antes de querer estar comprometida. Não tenha medo de ser uma daquelas meninas que não arranjam namorado. Suas espinhas vão te dar um descanso, você vai tirar o aparelho ortodôntico e ficar bem mais atraente. Te garanto que o futuro será farto nesse sentido. Mas se você não tiver receio de quebrar a cara pode ir lá brincar de "casalzinho". Entretanto, encare o primeiro namoro de forma mais leve. Eu sei que o que digo pode ser desanimador demais para uma menina da sua idade, mas o number one dificilmente é o cara certo. Guarde seus planos e expectativas amorosas para mais tarde. Ou melhor: se desapegue dessas expectativas. Desconfio que elas são as maiores causas da maioria dos nossos dissabores.

2) Estude matemática, física e química: Eu sei que você tá tranquilona, né? Escolheu o "Direito" como ramo da sua futura profissão e acha que por isso deve negligenciar as exatas. Aliás, mocinha: que história é essa de "bloqueio"? Deixa eu te contar um segredo: se você tivesse confiado mais na sua capacidade teria bem menos arrependimentos. Foi mal se contei assim, de supetão: mas se continuar a trilhar esse caminho, em 3 anos você vai passar no vestibular de uma universidade pública em uma das primeiras colocações... só pra depois descobrir que ali era o último lugar onde queria estar. 

3) Pratique uma atividade física: Eu sei que é difícil, mas no futuro vai fazer bastante falta, viu? Devo confessar que a idade não é nada gentil com o nosso corpo. Sabe aquele programa que acabou de estrear? o "Pânico na TV"? Ter a coxa tão sarada quanto a de uma panicat vai virar desejo de 99% das mulheres. Elas desfilarão orgulhosas e terão nomes de frutas. Você não irá querer ser como elas, mas garanto que desejará nunca ter desistido de balançar o esqueleto. Carnes durinhas e mente arejada não fazem mal a ninguém.

4) Não seja tão ingênua: Não se entregue tanto. Cuide para que os que ama - amigos ou namorados - não detenham a maior parte de sua alma. Desconfie de toda e qualquer frase que envolva "para sempre". Mas não precisa ser amarga. Basta me prometer que não vai insistir em gostar de quem não vale a pena. Nesse ponto, escute seus amigos de verdade, aqueles poucos que poderiam ser seus irmãos. A maioria dos "alertas" são certeiros. 

5) Termine o curso de inglês: Ouça o que digo. Aquela historinha de que inglês é essencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho pode não valer aí, onde você mora agora. Mas daqui há 10 anos, falar o máximo de idiomas possível, fará uma falta danada.

6) A sua vida não estará resolvida aos 25: Eu sei que a imagem de mim que você tem agora é a de uma mulher bem sucedida e resolvida que usa sapato alto nos tribunais, but sorry. Esqueça essa ideia de que nessa idade já estará casada e com a vida ganha, gata. Você, a mesma que foi toda certinha nos tempos da escola, será uma adulta pra lá de atrapalhada. Vai descobrir que ser uma boa menina não é garantia de sucesso. É a tal da iludida "geração Y". Por todos esses motivos evite estipular prazos, seja mais flexível nas metas e compreenda que elas podem mudar de uma hora pra outra. Entenda que a existência é o nosso bem mais imprevisível, e que o futuro as vezes é exatamente o avesso do avesso do avesso.

Você já deve desconfiar que sua vida nesses 10 anos não se desenrolou como num conto de fadas. Mas sabe de uma coisa? Até que foi divertido. Você não foi princesa mas protagonizou loucuras inimagináveis. Com direito a viagens, romances e aventuras. Talvez o que te aguarda seja bem mais interessante do que toda essa baboseira de vida certinha e cor de rosa que você tanto quis. Tenho planos mais legais para nós. Estamos apenas começando. Ou melhor, re-começando (mas isso já é emoção demais pra um dia). Vá dormir cedo que amanhã tem aula. 

Lívia


Um comentário:

  1. Eu realmente adorei essa iniciativa! Realmente, tem muitas coisas que faríamos da mesma maneira se pudéssemos voltar no tempo, mas tem outras que se soubéssemos do futuro talvez mediríamos mais nossos passos... Mas a vida é assim né ? Amadurecer todo dia.

    Gostei muito do post! Beijos :]

    ResponderExcluir

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...