Pijamas listrados, vazios e poesias.

           Início de férias - se é que podemos chamar 20 dias de férias -, e eis que me deparo com um livrinho chamado " O menino do pijama listrado ". Como estava indo viajar, pensei: porque não? E até que o tal livro foi uma boa distração. Pequeno, letra grande, linguagem fácil, história bonitinha. Uma mistura de "O caçador de pipas" - quem esquece a máxima "por você faria isso mil vezes"?- , e "a vida é bela". O fato é que historinhas sobre amizades infantis são sempre bonitas. 
           Hoje, tentarei começar "A paixão segundo G. H." de Clarice Lispector. Aproveitando o ócio (que 98% dos estudantes de direito no momento estão transformando em proveitosos estudos) para abastecer o meu interior. Não o cérebro. Mas quero findar o vazio que sinto e só Clarice entende. Somos como sacos velhos. Para ficarmos de pé precisamos nos preencher. Para o estômago, comida. Para os pulmões, ar puro. Para a inteligência, livros. Para a alma, Deus e reflexão. Para o coração, amor e livros. Livros, livros e mais livros. Quão místicos e vivos são esses danados?
            Às vezes, tenho uma baita preguiça de ler. E são nessas horas, em que me agarro com unhas e dentes às poesias - curtas e belas - de tantos lindos e inteligentes autores(as) nacionais e internacionais que temos. As poesias são doses fortes e breves de preenchimento, que precisam ser re-aplicadas de tempo em tempo. Nos meus "garimpos", acabo achando muita coisa legal, e em clima de férias deixarei de presente  pouco a pouco algumas das pérolas que encontro.
INSCRIÇÃO

Sou entre flor e nuvem,
estrela e mar.
Por que havemos de ser unicamente humanos,
limitados em chorar?

Não encontro caminhos
fáceis de andar.
Meu rosto vário desorienta as firmes pedras
que não sabem de água e de ar.

E por isso levito.
É bom deixar
um pouco de ternura e encanto indiferente
de herança,em cada lugar.

Rastro de flor e estrela,
nuvem e mar.
Meu destino é mais longe e meu passo mais rápido:
a sombra é que vai devagar. 

[ Cecília Meireles]

Um comentário:

  1. Lívia...
    Amei teu blog... Começando pelo título (rrsrsrrs)...

    Não sei vc, mas eu frequentemente prefiro ler livros nada a ver que as obrigações de faculdade!!!
    Coisa de gente sem noção num sabe!!

    Nunca li "A paixão segundo G.H", mas se é Clarice é ótimo e profundo!!
    Já O menino do pijama listrado é muito liiindo!! Oxii

    Beeijosvouvoltarsempre!

    ResponderExcluir

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...