Me digam se existe leitura mais gostosa do que a de uma boa crônica? Confesso que esse tipo de texto é, de longe, o meu preferido. Me arrisco de tempos em tempos aqui no blog escrevendo sobre os mais variados temas. Sou uma cronista "embriã", por assim dizer.
Fazer de um tema corriqueiro algo interessante aos olhos do leitor é uma arte ímpar. Não basta saber escrever: tem que ter passado ao menos umas 3 ou 4 vezes na fila da sensibilidade. Dizia Alcântara Machado que " a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada ". Antônio Candido, por sua vez, assegura que os cronistas nada mais são do que uma raça de "cães vadios, livres farejadores do cotidiano".
Como boa aprendiz e grande admiradora do gênero que sou, tenho adquirido alguns livrinhos. É gostoso tê-los ao pé da cama para eventuais - e despretensiosas - leituras. Não existe qualquer compromisso com o término da história, e isso é ótimo! Cada texto é uma viagem diferente e não guarda qualquer dependência com os demais. Somos livres para saborearmos ao nosso tempo e necessidade.
Pois bem: segue uma listinha com a indicação de três títulos que muito têm me agradado nos últimos tempos. Vamos conferir? (clique em "Mais informações")


3. Alguém Especial: Para quem ainda não conhece o colunista e editor chefe da Revista Época (Ivan Martins), essa é uma excelente oportunidade. Ganhei o livro num concurso cultural promovido pelo site da revista e o tenho em minha cabeceira até hoje (resenha aqui). Os textos são leves e falam, na maior parte do tempo, de amor e relacionamentos. Ivan tem um talento ímpar para descrever e traduzir os nossos sentimentos cotidianos e reuniu alguns dos melhores nessa obra. Vale a pena! Custa a bagatela de 25,40 na Saraiva.
Bom, espero que tenham curtido as dicas! Assim que souber de outros, vou compartilhando aqui no blog. Uma ótima leitura! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
diga aí