Rota de colisão


Dirigir nunca foi difícil. Fora a dificuldade inicial para manter o equilíbrio entre acelerador e embreagem, o resto é coisa pouca. A coordenação entre olhar para frente e mudar marcha, logo logo vai sendo ganha gradualmente. O carro é uma máquina, e como todas, é mero objeto obedecedor dos caprichos humanos. Revisões periódicas, calibragem nos pneus, troca de óleo e uma boa gasolina, garantem, em tese, uma trajetória segura. Entretanto, há um pequeno detalhe, que entre cansativas aulas na auto escola, muitas vezes não é valorizado como merece: a famosa "direção defensiva". Dirigir de forma a evitar acidentes é dever de todos, porém, um minuto de descuido e voilá: colisão na certa. Digo isso, porque ontem entrei para o hall dos motoristas vítimas ou vilões, como queira, que causam ou são vitimados (até hoje não tenho certeza acerca de qual pólo dessa relação ocupei)pela famosa "batida".

colisão
s. f.
1. Acto!Ato de colidir.
2. Embate, choque (entre dois corpos).
3. Conflito, luta (entre coisas opostas).


Tudo aconteceu muito rápido. Fui fechada por um caminhão imenso em Juazeiro. O carro, sofreu um amasso e leves arranhões. Eu e as passageiras, nada tivemos, graças ao nosso bom Deus. Todos tentaram me confortar. As amigas da faculdade enumeravam as suas colisões afim de que eu me sentisse melhor. "- É normal!", diziam. E até um " só não bate quem não dirige" ouvi. Fiquei meio em transe no momento do acontecido, mas posteriormente, quando pude ruminar por horas toda aquela situação, tentei extrair dela, algumas valiosas lições:
1- Os amigos são MUITO importantes nas horas difícies. E quando digo "nas horas difíceis", não me refiro apenas aos acidentes. O caso, é que não sei o que seria de mim sem as amigas co-pilotas, sem alguém pra me ajudar a ligar limpador de para-brisa em meio a chuvas repentinas(sim, eu ainda não sei ligar o limpador do meu próprio carro), ou que me diga "entra aqui", quando não sei o caminho.
2- Mantenha distância: Tenho verdadeiro pavor de "colar" na traseira de outros veiculos. Infelizmente, percebi que é costume entre os motoristas frenar à poucos centímentros de colidir. Eu, prudente como tento ser, sempre tomei o cuidado de manter uma distância aceitável, entretanto, resolvi não ser tão cuidadosa uma única vez e ultrapassar um veículo que estava muito próximo. O resultado? a já citada colisão.
3- Na dúvida, pare!: Nem sempre arriscar é o melhor caminho. E no trânsito, parar quando o outro teima em seguir, às vezes é crucial para a determinação de quem tem ou não a razão.
4- Sinalize SEMPRE: Antes de virar "motorista" não possuía noção da importância de um simples sinal. Acredite, eles realmente podem ser decisivos.
5- Buzine! : Sem dó nem piedade, utilize a parte central do seu voltante. Eu, que acho o som muito desagradável, sempre recorri ao recurso levemente, em situações em que não havia saída. Porém, depois do acontecido, percebi que mais vale um som ensurdecedor, que o barulho de um caminhão enorme se esfregando no meu veículo.
6- E o mais importante,jamais perca a motivação: Dirigir é coisa séria. Uma pessoa, é responsável pela sua integridade e a de mais quatro pessoas, porém, os percalços durante a tragetória não pode nos deixar abater. Quantas pessoas (principalemnte as mulheres) desistiram de dirigir depois da primeira colisão?! Ai de nós, se quando tivessemos começado a arriscar os primeiros passos, tivessemos desistido na primeira queda. Sempre é tempo de ganhar experiência, e sempre é hora de agradecer a Deus por mais uma topada. Pois como diria a sogra de uma amiga: " É melhor uma topada, que largar a cara no chão".
Retomando o início, "dirigir nunca foi difícil" o difícil é dirigir COM outras pessoas, outros temperamentos e outras mentes ponderando o que é e o que não é arriscado. Mas isso não pode nos deixar desistir. Aos poucos, vamos conquistando o nosso espaço, e nos tornando mais seguros.

É isso aí. Tô bem, e como costumo dizer: - ningúem 'morreu', e isso é o que importa!
Beijos, e dirijam com responsabilidade.
;)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. humm..
    por isso que eu sempre falo: Cuidado momoi!!
    e vc sempre me pergunta: Pq vc tah falando isso agora? Eu sempre tenho cuidado!!
    eu falo isso pq muitos não conhecem ou nem sabem o que é direção defensiva..
    e esse muitos estão aí nas ruas, nesses caminhões, em todos os lugares..
    por isso que, como meu pai sempre fala, o transito não depende só de vc, se vc faz tudo certo..
    depende dos outros tb..

    por isso sempre vou continuar dizendo: CUIDADO MOMOI!!


    te amo..
    =*****

    ResponderExcluir
  3. Quase uma Ana Carolina retirando belos textos dos trágicos (nesse caso, graças a Deus nem tão trágicos assim) acontecimentos da vida!!!
    E como diria o velho dito popular, vamos em frente que atrás vem gente..(nem sei se essa frase é apropriada para a ocasião, mas foi a única que me veio a cabeça no momento)...hehehjehehe

    ResponderExcluir
  4. Avante Amiga...e bem vinda ao rol de pessoas que são inevitavelmente atacadas por esses chamados "marajás" do trânsito(motoristas de caminhão, taxi e ônibus) que se julgam donos da verdade!

    ResponderExcluir
  5. Coragem, minha flor.
    O medo é medonho, o medo domina, é a medida da indecisão.
    Essa música, consagrada na voz de Lenine, questiona: " O medo é do Deus, ou do demo?"
    Respondo: é Dele. Na medida certa, é a dose de nossa consciência e bom senso. De nossa responsabilidade com a própria vida e as vidas alheias.
    Você é firme e já encarou, nos primeiros segundos do primeiro tempo, desafios de tirar o fôlego. Mas você é forte, abarrotada de coragem, talvez não saiba o quanto é.
    E eu confio tanto que estou sossegada no banco de trás a procurar algo sobre cargas de eficácia de sentença num livro interminável de processo civil, para resolver o próximo problema que teremos logo após o psicotramático engarrafamento de almas.
    Amo-te, amigatorista.

    ResponderExcluir

diga aí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...